Em primeiro lugar, não podemos falar da Courela dos Pegos sem dizer que esta é uma história de família.
Tudo começou há três anos quando Luís e João decidiram recuperar a quinta da família, no Montijo, em Setúbal.
Depois de recuperarem o que o avô costumava usar para plantar cebola e batata, Luís e João iniciaram a sua própria produção biológica. Courela dos Pegos é uma quinta onde a tecnologia e ciência se alinham para produzir deliciosas frutas e vegetais de acordo com as diretrizes da permacultura.
Quando se trata de permacultura, a prática leva á perfeição. E, as frutas e os vegetais são sempre um trabalho em mudança constante – desde o momento em que são plantados até o dia em que são colhidos.
Com o João aprendemos que cada quinta é diferente dependendo dos solos, da água, do sol e até do vento. Na Courela dos pegos o Luís e o João abraçam o que a terra tem para oferecer, respeitando o planeta e o ambiente.
O cultivo de uma quinta traz vários desafios. João explicou-nos que por vezes os fracassos são importantes: das pragas aos esquilos, passando por aprender sobre os solos, aprender sobre as melhores épocas para plantar e colher e até contar com hóspedes inesperados (como coelhos), é um trabalho contínuo que o João e o Luís estão feliz em descobrir!